Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Life in Pink

Life in Pink

21 meses da gordinha mais fofa que podia ter entrado nas nossas vidas. É mesmo fofa, até literalmente, e está um miminho. Mesmo muito mimocas.

Soninhos - Passou três semanas a dormir mal para xuxu, acordar durante a noite ou, quando a noite corria bem, no máximo até às seis da manhã, nos últimos dois dias dormiu bem. Continuou a acordar as 6h, leitinho, mas voltou a adormecer! As rotinas de sono mantém-se - por volta das 20h30 caminha, acordar entre as 6h e as 7h30 (com excepção dos últimos dois dias). Sesta pós-almoço de cerca de duas horas. Podia ser tudo quanto ao soninho, mas não. Além de as noites terem sido mais traiçoeiras, pequena princesa tem feito um pequeno filme para ficar a dormir (à noite). Chora, põe-se em pé, salta, enfim. Um filme. Apesar de pais de primeira viagem, já temos quase dois anos disto, pelo que aceitamos que é uma fase e siga, dias mais calmnos virão :)

Comida - a comida da princesa tem andado algo controlado, não só por a pediatra ter referido 10 mil vezes que ela está gorda, mas também porque o intestino anda muito preguiçoso. Assim sendo, seguimos uma política de açúcar zero (só o da fruta) e muito verde. As sopas da gordinha são repletas de legumes bons para o intestino, mas mesmo assim, continua preguiços (de tal forma, que começou a tomar uns pós, a ver se ajuda a regular o trânsito intestinal). Rotina de papinhas - 210ml de leite qd a gordinha acorda (6h) e depois um iogurte ou uma panqueca quando se levanta. A meio da manhã na creche dão fruta. Almoço e jantar, sopinha, prato principal e fruta. Os pratos principais, por falta de tempo (ou será organização?) da mãe, não têm variado muito, mas a bem da verdade a pipoca não come verdes sem ser na sopa, o que dificulta um pouco o processo criativo. Quinoa com vitela estufadinha continua um must (escondo uns brocolos muito miudinhos, altamente desfeitos e cozidos), hamburguer de vitela com massa ou arroz, peixe cozido com batata e feijão verde/brócolo (mais uma vez, completamente pequenino e escondido na batata ou peixe). Se pequena princesa sente sequer que há verde naquela colherada, vira logo a cara. Adora massa. Rejeita as massas coloridas. Lanche - iogurte, puffs e fruta. Envio panquecas para a creche, para lhe darem ao final do dia, quando distribuem bolachas maria pelos bebés. As panquecas da creche são de banana e aveia, que a princesa adora. Ao fim-de-semana faço com outras farinhas, mas pequena princesa tem que nos ver a comê-las, caso contrário vira a cara. Um amor, a minha miúda :p nada esquisita. Tenho planeado um risotto de cogumelos com vitela. A ver se a pipoca vai na onda.

Fala - fala tanto, é amoroso. Diz tudo, tenta repetir tudo, por vezes não se percebe nada do que ela diz, mas faz parte. Já sabe os nomes dos papás e dos avós. É muito perspicaz (é bebé, vá, é uma esponja e apanha tudo muito rápido) - sempre que vemos alguém, digo o nome da pessoa (diz olá ao X). Há uns dias, fomos à janela de casa e disse-lhe, "olha o pai da M!" - ao que ela replica, "Ca los" - o nome dele. Ri-se quando vê pele, quando vê um rabo à mostra o riso é de gozo (onde foi ela buscar aquilo?). Não sei se estou preparada para que me chame mãe em vez de mamã :p parece demasiado à crescida.

Andar - anda, corre, salta. Trabalho em curso - saltar com os dois pés ao mesmo tempo. Faz ginástica na escolinha e imite em casa :p é tão engraçado. Nas escadas ainda é um pouco trôpega. Lá chegará.

Brincar - entretém-se um bocadinho mais do que até aqui! requer a nossa presença, mas brinca. Pões os peluches todos a ler, e parece-me que, se lhe dermos os brinquedos certos, ela se entreterá ainda mais. Com uma caminha e roupas para os bebés, prevejo ali algum tempo de entretenimento. Óbvio que para isso, temos um pai para convencer (tem uma pequena aversão a acessórios de bonecos). 

Higiene - same old, same old. Tomar banho nunca quer, depois não quer sair. Gosta de lavar os dentes, mas na realidade acho que gosta mesmo é de comer a pasta. Limpa-se muito bem quando está a comer, odeia sentir comida na cara. Adora limpar-se com toalhitas (e de seguida aproveita e limpa o chão, e depois outra vez a cara, enfim, bebés!).

Creche - fica muito bem, vai brincar com os amiguinhos, adora brincar nas casinhas grandes, no escorrega.. Parece-me feliz lá, e isso é que importa.

Socialização - continua igual a si própria, a estranhar imenso pessoas novas, a virar a cara quando se aproximam dela. As aproximações têm que ser feitas lentamente, de modo a ela se sentir à vontade e começar a interagir. Ainda assim, diz bom dia, até amanhã sempre que lhe pedimos que o faça. Adora de paixão o titio e gosta de companhia. Gosta muito quando os avós e outros tios nos dão o prazer da sua companhia. 

Está uma gordinha muito boa e mimocas. Faz miminhos espontaneamente - vem a correr para nós, encosta-se às nossas pernas e diz - miminho. Há lá melhor do que esta miúda? Nahhhhhhh. Amor dos seus paizinhos.