Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Life in Pink

Life in Pink

Como já vem a ser hábito, estou um pouco atrasada na descrição do desenvolvimento do bebé aos 10 meses (visto que tem já 11 meses, shame on me).

E o que fez o bebé aos 10 meses?

Houve uma diferença significativa - a entrada do bebé na escola! A entrada do bebé na escola alterou a dinâmica familiar, e alterou drasticamente os horários do bebé. Não posso dizer que fico satisfeita com os horários das sestas, mas nesse aspeto a escola não dá grande margem. Vamos lá então:

Comida - o bebé continua a comer muito bem. A novidade não são os ingredientes, mas sim o prato principal. Começámos a medo, a dar-lho com 9 meses, e com 10 meses cimentámos este prato, sempre aliado à sopa e à fruta. Com excepção de papaia, nunca nos rejeitou qualquer comida. Não adora gema de ovo como a irmã, mas come-a bem. Não consigo ainda registar preferências quanto a carnes - tanto come lindamente borrego, como da vez seguinte não mostra o mesmo entusiasmo, etc etc. Lanches continuam a ser de papa caseira ou iogurte, fruta e um bocadinho de pão. Introduzimos puffs, mas ele não sabe bem o que fazer com aquilo :) Horários das refeições, 7/8h, pequeno almoço (depois da mama, por vezes ainda partilha iogurte e fruta ou pão com a irmã); 11h almoço, 15h lanche; 18h30/19h jantar. Maminha all night long.

Sestas - pois é, aqui surge o problema. Sempre um problema. O sono. O meu (e dos meus filhos) calcanhar de Aquiles. Bebé estava habituado a fazer uma sesta de 1h20 ao final da manhã e outra a meio da tarde. Com a entrada na escola, acorda pelas 7h/7h30, e só volta a dormir às 12h  A sesta na escola é das 12h às 14h, mas este bebé só consegue unir dois ciclos de sono, que geralmente duram 40m, portanto, 1h20 de sono pós almoço. A meio da tarde, quando consegue, faz sesta na escola, mas de 30m. Isto é claramente pouco para um bebé e é um tema que me preocupa, mas não tenho forma de alterar este padrão nos dias de escola. Ao fim de semana, dorme as suas duas sestas de 1h20. 

Noite - a noite já esteve pior, já este melhor. O bebé mama muito. Habituou-se (mea culpa) a ser passado para a minha cama a meio da noite (cansaço, já não sentia segurança a segurar o bebé durante 20m para ele mamar, passei a deitá-lo ao meu lado), e agora pede isso (óbvio, são muito espertinhos os pequenos). Acabo por dormir aos bochechos, ele também dorme aos bochechos, com a mamoca sempre ao lado. Não é só alimento, serve mesmo para adormecer. É uma situação que temos que resolver, e tal como as sestas, não estou bem a ver como o fazer.

Socialização - bebé mais querido, sempre sorridente e feliz. Adora atenção, que falem com ele, que interajam com ele. É um bebé feliz.

Relação com a mana - o drama, o horror, a tragédia - a mana não lhe liga muito. A mana raramente quer brincar com ele e partilhar brinquedos. Temos que dar atenção à mana, não menosprezando o bebé, e ir gerindo esta relação o melhor que pudemos. Não é fácil, mas vai certamente melhorar!

Higiene - o gordini toma banho todos os dias, adora a banhoca, lava as duas dentolas e troca 500 fraldas (ou assim me parece).

Desenvolvimento físico - pois é, mais um bebé preguiçoso que não gatinha. Quer sempre agarrar as nossas mãos para o guiarmos e o levarmos pela casa/rua fora. Mas não se levanta sozinho. Não consegue avançar muito quando deitado num tapete. Lá chegará! Já quanto à fala (não fala, óbvio), já palra imenso. Mamama, papapa, brrrrr, tatata.

Um amor de bebé!!