Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Life in Pink

Life in Pink

18 meses de princesa, feitos ontem! Estamos naquela fase em que "o tempo voa". A princesa está tão gira, sempre a fazer coisas novas, quando damos por ela, já mal cabe na roupa 18-24 e está a perder o ar bebé, está mesmo a ficar crescida.

Vamos lá fazer aqui um resuminho das aventuras deste mês.

Sesta - a sesta depende da hora em que acorda e dura normalmente duas horas. Nos dias de creche, e se tudo correr bem, no fim-de-semana, após o almoço faz a sestinha. Quando acorda demasiado cedo, ainda dorme de manhã e depois um pouco à tarde. 20h30 é e parece-me que continuará a ser a hora da caminha. O ritual para adormecer é diferente se for o papá (quase sempre) ou a mamã a deitar. Pequena princesa percebe e tem-se portado muito bem.

Comida - continua a comer lindamente, excepto legumes no prato principal. Aí reside o nosso desafio. Se estivermos a comer também, acaba por comer um pouco, só para imitar. A questão é - nem sempre nos apetece almoçar às 12h e não vale a pena tentar atrasar a hora de refeição e soneca quando a pipoca já está cansada. Assim sendo, lá tentamos que coma um pouco de legumes no prato principal. Mas raramente come :p A sopa come lindamente, o que nos descansa. De manhã continua a beber 330 ml de leite e depois ajuda o papá a comer Nestum (só uma colher ou duas). Caso acorde muito cedo, tem ainda direito a uma bolacha de arroz antes de sair de casa. Ao fim-de-semana, há panquecas para o pequeno almoço e para o lanche (os ingredientes variam de acordo com a disposição da mãe; as farinhas são sempre diferentes e claro, sem açúcar). Come lindamente arrozinhos de peixe/polvo, massa com frango, com carne picada, hamburgueres. Frutinha, também come tudo o que lhe damos (não damos ainda morangos nem kiwis). Iogurtes naturais continuam a ser um must.

Falar - cada vez fala mais, ainda palavras simples, nada de frases. Mãe, pai, avó, avô, titi, coco, xixi, banana, bebé, mão (por vezes significa que quer o creme para as mãos), pé, cai (corresponde a sai), mais (demasiado semelhante com pai, pode gerar alguma confusão para os progenitores), xau, bye bye, tentativas de palavras com tudo o que lhe pedimos para dizer - obrigada, perdão, etc. Tenta repetir tudo. 

Andar - anda lindamente, já são 18 meses. Dá saltinhos, mas levanta os pés um de cada vez. Corre. Anda em bicos de pés. Anda para trás. Também gosta de colo :)

Brincar - brinca com os bebés, com os livros, com os legos (ainda não consegue encaixar), gosta dos peluches de animais e de brinquedos musicais. Imita os sons dos animais todos, dorme com um porquinho. Adora o pato, que tem o privilégio de ir passear no triciclo com a princesa, sempre que vamos à rua. Não pode ver ninguém descalço, dá-nos logo os chinelos/sapatos. Se estamos na cama, põe os chinelos na cama junto a nós. Gosta de ver a máquina a lavar roupa (é um clássico dos bebés), não pode ver lixo no chão, quer logo aspirar. Normalmente começamos os fins-de-semana de aspirador na mão :)

Higiene - gosta de tomar banho, odeia lavar a cabeça. Não adora secar o cabelo, gosta de lavar as mãos, de lavar os dentes. Assoar o nariz não lhe apetece sempre, mas tem que ser, de modo a evitar otites.

Vestir - temos que ser muito criativos e pacientes nesta parte. A pipoca não adora vestir-se. Se tivermos tempo, lá fazemos a tarefa com calma, vê isto, vê aquilo, deixamo-la fugir de pernoca ao léu, até se decidir a por mais qualquer coisinha por cima. Quando o tempo aperta, temos que forçar e lá chora um bocadinho. Felizmente, dá quase sempre para inventar qualquer coisa para a distrair. A roupa 18/24 está no limite, já só compramos 2-3 anos.

Creche - gosta de ir para a escolinha, nunca fica a chorar, mas por vezes fica estática quando a deixo. O que significa isto? As pessoas falam com ela e ela ignora completamente, não se mexe, não diz nada. Assim que lhe dizemos - queres ir ver os meninos, brincar com a X, ela lá estica os bracinhos e vai à vidinha dela. Porta-se muito bem, pelo que me dizem. Come quase sempre bem, excepção feita para as refeições que têm ervilhas. Quando a vou buscar, ao final do dia, passeia sempre pelo berçario e diz adeus umas mil vezes a todos os que ainda lá estão, antes de sairmos.

Tem um sorriso maravilhoso, mas não é para todos. Continua a fingir que não estão a falar para ela com determinadas pessoas (muitas, na realidade). Ignora completamente qualquer tipo de interacção. Adora ir ao parque. Quando estamos em casa e ouve o elevador, começa a enumerar as pessoas que nos podem bater à porta. Está gira que se farta. Um amor de miúda, mimocas, sempre com abracinhos quando lhe pedimos e alguns sem pedir.